Mapeando o Espiritismo

Sociedade Beneficente Espírita Allan Kardec de Sorocaba - SP

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


principios:moralesp

Princípio: Moral Espírita

| Home |

Referência - O Livro dos Espíritos, introdução, item VI*:

31. A moral dos Espíritos superiores se resume, como a do Cristo, nesta máxima evangélica: Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem, isto é, fazer o bem e não o mal. Nesse princípio encontra o homem uma regra universal de proceder, mesmo para as suas menores ações.

32. Ensinam-nos que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal, prendendo-nos à matéria; que o homem que, já neste mundo, se desliga da matéria, desprezando as futilidades mundanas e amando o próximo, se avizinha da natureza espiritual; que cada um deve tornar-se útil, de acordo com as faculdades e os meios que Deus lhe pôs nas mãos para experimentá-lo; que o Forte e o Poderoso devem amparo e proteção ao Fraco, porquanto transgride a lei de Deus aquele que abusa da força e do poder para oprimir o seu semelhante. Ensinam, finalmente, que, no mundo dos Espíritos, nada podendo estar oculto, o hipócrita será desmascarado e patenteadas todas as suas torpezas, que a presença inevitável, e de todos os instantes, daqueles para com quem houvermos procedido mal constitui um dos castigos que nos estão reservados; que ao estado de inferioridade e superioridade dos Espíritos correspondem penas e gozos desconhecidos na Terra.

33. Mas, ensinam também não haver faltas irremissíveis, que a expiação não possa apagar. Meio de consegui-lo encontra o homem nas diferentes existências que lhe permitem avançar, conforme seus desejos e esforços, na senda do progresso, para a perfeição, que é o seu destino final.

Mapas Disponíveis

Vídeos correlacionados


* O Livro dos Espíritos, introdução, item VI. Referência https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/2/o-livro-dos-espiritos/36/introducao-ao-estudo-da-doutrina-espirita/vi

principios/moralesp.txt · Última modificação: 2023/06/24 12:01 por juliano

Ferramentas da página